top of page
Foto do escritorSão Luiz Gonzaga

Nesta semana o 5º ano B pesquisou sobre o Megalodon!

Bem-vindos à mais uma pesquisa realizada pelo 5° ano B, e nessa semana teremos a presença de verdadeiro gigante dos mares: o Megalodon.



O Megalodon ou Megalodonte foi o maior tubarão que já existiu nos oceanos, até a sua misteriosa extinção há 2,6 milhões de anos. Ele não é apenas considerado o maior tubarão de todos os tempos, mas também um dos maiores peixes que se tem registro, superando em tamanho qualquer um nos dias atuais. Fósseis três vezes o tamanho do maior tubarão-branco da história. O Megalodon pesava 48 toneladas ,sua força de mordida era equivalente a 10 toneladas, sua cauda media 3,85 metros de comprimento e cada uma das nadadeiras 1,62 metros. Acredita-se que esse animal tenha vivido do Mioceno Médio. Ele era encontrado em mares quentes e rasos de praticamente todo o planeta, o que conferiu a essa espécie o título de cosmopolita. Provavelmente atacava presas grandes, como baleias, focas e tartarugas-marinhas. (fonte: https://socientifica.com.br/enciclopedia/megalodon/)



Megalodon: outras informações:

O Megalodon (Com o nome científico Carcharodon megalodon) foi um tubarão pré-histórico que viveu há milhões de anos atrás, antes do surgimento da espécie humana, considerado o maior tubarão que já existiu no mundo.

Alguns dentes do tubarão eram praticamente do tamanho de um controle remoto, fazendo que a força da mordida dele fosse capaz de esmagar um carro.

Vários dentes gigantes foram encontrados fossilizados, e algumas pessoas acreditavam que eles pertenciam a dragões e a serpentes marinhas, por causa das crenças e dos costumes daquela época. Talvez fossem os restos do Megalodon? Ou de outra criatura antiga gigantesca? Quem sabe?



Legenda: Dente duplo patológico de tubarão Megalodon extremamente raro (Gemination) e dente de tubarão-branco moderno.

Foto: Shutterstock. (Fonte:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/ciencia/megalodon-conheca-o-maior-tubarao-que-ja-existiu-no-mundo-1.3157505)

Extinção: Hipóteses:

Cientistas advertem que a extinção do Megalodon pode ter sido causada no período da Era Glacial. Já que esses tubarões viviam em águas mais quentes, acredita-se que o resfriamento oceânico e a redução do nível do mar fez com que esses gigantes perdessem áreas adequadas para procriação e berçário.

Os cientistas também deduzem que o Megalodon tenha desaparecido de 2,6 milhões de anos. Após novas análises, os cientistas agora estão propondo que essa enorme criatura marinha possa ter sido morta por ninguém menos que o grande tubarão branco moderno (Carcharodon carcharias).

Pesquisadores perceberam que algumas das amostras que haviam sido identificadas foram incorretamente datadas. Após realizarem novas e extensas análises, eles calcularam que o desaparecimento do tubarão deve ter acontecido pelo menos um milhão de anos antes do que se pensava.

Acredita-se, segundo as evidências, que o O. megalodon tenha desaparecido há cerca de 2,6 milhões de anos, quando houve uma onda de extinções marinhas que mexeu no clima e biodiversidade da Terra, e que, ao que tudo indica, pode ter sido causada por uma grande supernova.

“A extinção do Megalodon foi anteriormente considerada relacionada a essa extinção em massa marinha – mas, na realidade, agora sabemos que as duas não estão imediatamente ligadas”, explica Robert Boessenecker, paleontólogo de vertebrados do College of Charleston, no sul Carolina, e principal autor do estudo.

Com a nova linha do tempo, são necessárias novas explicações, mas Boessenecker e sua equipe acreditam ter percebido um grande problema. Eles argumentam que a evidência fóssil se alinha melhor com a ascensão do parente menor, mas ainda mais feroz que o Megalodon, os grandes tubarões brancos.

E os tubarões brancos?


Os tubarões brancos apareceram pela primeira vez na Terra há cerca de seis milhões de anos e, no início, ficaram apenas pelo Pacífico. Contudo, dois milhões de anos depois, acabaram se espalharam com sucesso por todo o mundo.

Ao se aventurarem pelos oceanos, os cientistas acreditam que os tubarões brancos podem ter infringido o território dos Megalodontes, superando os mais jovens por comida. E, quando a competição ficou realmente acirrada, a luta pela sobrevivência foi maior. Quando as presas disponíveis começaram a diminuir em número, o grande tubarão branco parece ter se saído melhor.

Fonte: https://socientifica.com.br/criatura-que-matou-o-gigante-megalodon/#:~:text=%E2%80%9CA%20extin%C3%A7%C3%A3o%20do%20O.,e%20principal%20autor%20do%20estudo.



Desenho de Gustavo Silva.


 

EDITORIAL:

Gustavo Silva, Isadora Ferreira, João Terra e Maria Vitória Gonçalves, Ricardo Ortiz, Lara Blank, Alice Gomes, Pedro Quadros, Helena Pontes, Lucas Niedsberg, Alice Oliveira e Murilo Bucki, Arthur Martins, Ariane Alonso, Sophia Gabrielsen , Luiza Dorini, Julia Macedo, Rafaela Ramos, Emanuelle Fernandes, Emilly Moraes.

Supervisão: Professores Dulcinara Lackmann, Marcelo Borges e Mônica Pereira.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page